O básico que você precisa saber para comprar sua câmera digital

O básico que você precisa saber para comprar sua câmera digital


Para escolher entre essas três opções de câmeras digitais, fique por dentro de alguns detalhes:
A resolução é o primeiro deles. Ela é medida em megapixels que, grosso modo, representam quantos pontos existirão em cada polegada da imagem. Logo, quanto mais pontos, melhor a imagem e melhor será o resultado da foto, principalmente na hora da impressão.
Assim, para compartilhar fotos na internet ou imprimir em formato padrão (10 x 15 cm), umamáquina fotográfica com resolução de 5MP já é mais do que suficiente. Contudo, muitas câmeras já possuem 9MP ou mais.
Se for imprimir fotos maiores para colocar em quadros ou fazer posters, o indicado são câmeras com resolução de 10MP a 15MP, como uma câmera digital 14MP, por exemplo. Porém, se você deseja ter uma câmera digital para trabalhos profissionais, como a criação de banners, por exemplo, a resolução deve ser de 15MP ou mais.
Mas lembre-se: quanto mais megapixels uma foto tiver, mais pesada ela será. Ou seja, um cartão de memória armazena muito mais fotos tiradas com 5MP do que fotos tiradas com 12MP. Por isso, configure sua câmera de acordo com a finalidade das fotos.
As câmeras digitais contam também com dois itens importantes: o zoom e o visor de LCD. Quando você quiser aproximar com qualidade, procure uma câmera com zoom óptico. Ele é o zoom real, quer dizer, obtido através do conjunto de lentes da câmera.
Considerando a qualidade final e o custo-benefício, os modelos com zoom óptico que aproximam entre 3 vezes e 5 vezes são boas escolhas. Enquanto isso, a máquina fotográfica com zoom digital, que amplia a foto, mas perde um pouco na qualidade da imagem, é uma opção válida e mais barata, para quem não pretende imprimir ou revelar suas fotos.
O visor de LCD é onde você vai conferir o resultado imediato do seu clique. Existem modelos com pequenas telinhas de uma polegada e meia até visores com 2 polegadas ou 3 polegadas. Uma dica: Se precisar editar sua foto na própria câmera digital, um visor de 3 polegadas será muito útil. Mas, fique atento: visores maiores consomem mais bateria.
Por falar em bateria, ela é recarregável e ganha das pilhas em leveza e autonomia. Por outro lado, as pilhas são mais fáceis de serem encontradas, caso precise de alguma em uma emergência. Elas podem ser recarregáveis ou não.
Também há modelos de câmeras que são bem interessantes: são as câmeras que filmam. Elas podem ser uma boa opção para substituir uma filmadora em algumas situações. Você encontra no mercado os modelos que filmam em VGA, HD e até FULL HD:
  • Câmera VGA: é o formato mais simples, para vídeos caseiros e casuais. Ideal para exibição na internet ou no próprio computador;
  • Câmera HD: é o formato de vídeo em alta definição (720p) e o mais comum nas câmeras atuais. Perfeito para exibir na sua TV de LCD ou LED;
  • Câmera Full HD: é mais indicado para quem deseja seguir uma linha mais profissional, com produção constante de vídeos em altíssima definição.
Pronto, agora é só começar a dar os seus cliques por aí!