Conheça os tipos de lente para DSLR

Uma das maiores vantagens das câmeras DSLR é a possibilidade de trocar de lente de acordo com a foto que você quer tirar. Embora algumas câmeras já venham com pelo menos uma lente, quem prefere comprar só o corpo da câmera pode se confundir na hora de escolher a lente ideal. Eis aqui os principais tipos de lentes e suas características.

Lentes prime

Em uma definição simples, as lentes prime são aquelas que não possuem nenhum tipo de zoom — a distância focal é sempre a mesma. A vantagem desse tipo de lente é que elas são leves e mais baratas, além da qualidade da imagem ser um pouco melhor que as lentes zoom. Isso as torna lentes ideais para quem vai tirar retratos posados ou paisagens.


Lentes zoom

Como o próprio nome diz, são lentes que possuem zoom ótico. A grande vantagem dessa lente é a versatilidade: você pode tanto tirar uma foto de alguém próximo, como pode fazer um close de uma flor em cima de uma árvore. São mais caras e ocupam mais espaço — quanto maior o zoom maior a lente.


Lentes macro

Macro são lentes utilizadas para fotografar objetos de forma muito próxima. Embora muitas lentes atualmente venham com uma função macro, uma lente "legítima" produz closes muito mais bem focados. Só é uma boa ter uma lente dessas quem tira foto de objetos pequenos, como fotógrafos de catálogo.


Lente grande-angular

São lentes que tiram fotos de uma grande perspectiva e produzem imagens que englobam muito mais da cenário. Uma dessas lentes é a conhecida "olho de peixe", que consegue fotografar tudo que está a 180° do fotógrafo. É uma lente bem específica, pouco versátil.


Dicas na hora de comprar lentes

  • Para quem tem o costume de tremer na hora de tirar as fotos, vale a pena conferir se a lente possui estabilizador de imagem. Embora algumas DSLR possuam isso já no seu corpo, algumas lentes também têm esse atributo, o que duplica a chance de sua foto sair estável, ainda mais em uma lente com zoom, com a qual é fácil produzir uma foto tremida.

  • Pense primeiro nas fotos que você vai querer tirar — não adianta querer comprar uma lente macro se você só vai fotografar paisagens.

  • Para ser um fotógrafo mais "versátil" sem gastar muito e carregar um monte de lentes, uma macro e uma zoom simples são suficientes. Para quem vai tirar mais retratos e paisagens, uma boa zoom standard de 24-90mm ou 18-75mm já pode ser suficiente.