Modos de foco das câmeras atuais


Ao clicarmos nossas imagens com câmeras digitais modernas, temos várias chances de corrigir eventuais erros cometidos, incluindo exposição, cores, iluminação, parte da composição, etc.
Entretanto, para uma foto fora de foco não tem remédio… Se o objetivo não era exatamente esse, é melhor apagar a foto.
Felizmente, praticamente todas as câmeras modernas, incluindo as compactas, possuem alguns modos de foco disponíveis para várias situações que encontramos. Eles não apenas se encaixam em diversos tipos de fotografia, como também são bastante rápidos.
A velocidade no travamento do foco depende da tecnologia utilizada pela câmera e da quantidade de pontos de foco existentes nela. Algumas dSLR de entrada, como a Canon T2i, possui 9 pontos de foco, e a D5100 da Nikon, 11 pontos. Câmeras mais avançadas, como a Nikon D300S, possui 51 pontos de foco. Em equipamentos desse tipo, o fotógrafo configura a câmera para que o foco seja automático por múltiplos pontos, onde a câmera assume o controle total do que estará em foco, ou por um ponto apenas, que pode ser selecionado pelo fotógrafo – ou, como muito utilizado, manter o foco no ponto central, por exemplo, e após travar o foco, recompor a foto da forma desejada.
Abaixo, vemos os modos de foco mais comuns:
  • Disparo único, AF-S (Nikon), One-Shot AF (Canon): neste modo, o foco é travado ao pressionar o botão de disparo até a metade. Após isso, o foco não será alterado se o objeto se mover, ou se o fotógrafo recompor a foto. Este é o modo recomendado para fotos de objetos estáticos, como paisagens ou retratos. Vale lembrar que, caso se use uma abertura muito grande, a recomposição da foto pode tirar o objeto principal do foco, devido à profundidade de campo bastante reduzida.
  • Contínuo, AF-C (Nikon), AI Servo AF (Canon): aqui, o foco não é travado ao pressionarmos parcialmente o disparador; se o objeto focado se mover, o motor de foco entrará em ação novamente, sempre buscando o foco no ponto escolhido (enquanto o disparador estiver semi-pressionado). Este modo é ideal para objetos em movimento, lembrando que pode não funcionar da forma esperada se o objeto de mover muito rapidamente ou mudar de direção muito de repente.
  • Automático, AI Focus AF (Canon), AF-A (Nikon): neste modo, a câmera alterna automaticamente entre os dois modos acima, dependendo da situação detectada. Geralmente é a configuração padrão das câmeras que possuem estes modos.
  • Manual: método pouco usado, principalmente por amadores, mas muito importante em situações onde o foco automático ‘não se acha’, como em cenas de pouco contraste, quando queremos focar num objeto específico atrás de outros mais chamativos, ou também com pouca luz. Embora seja mais difícil, é um bom exercício para o fotógrafo, a fim de confiar mais em seu próprio senso visual. Para objetos estáticos, pode-se utilizar fitas métricas, buscando o foco pela distância indicada na lente.
Nas câmeras compactas existem dois tipos de foco, o Foco central e o Todo fotograma, porém essas funções são bem básicas e limitadas, depois postarei um artigo explicando mais sobre isso.

Devemos lembrar também, que os modos de foco contínuo consomem mais bateria da câmera, de forma que o fotógrafo deve avaliar a necessidade de uso desses modos em cada caso.