DICAS de Como fotografar o pôr do sol

Saiba quatro regras simples e fáceis de como fotografar o pôr do sol. As dicas são para qualquer fotografo, profissional ou amador, que com certeza ajudarão a fazer fotos incríveis do pôr do sol.




1. Saia cedo de casa!

Não dá pra saber quando a luz e o céu estarão mais bonitos, mas normalmente a janela de tempo onde isso acontece é muito curta, as vezes são 5 minutos ou menos ( É como diz a celebre frase "Vamos tirar a fotos no fim da tarde antes que ele parta sem deixar pistas" pois em seguida vem a Noite :). Isso pode acontecer à qualquer momento, desde meia hora antes até depois do pôr do sol, por isso você  deve estar no local onde vai fazer a foto pelo menos 1 hora antes. Tome um tempo para encontrar um local ideal, lembre-se de procurar possíveis silhuetas, reflexos no mar, as nuvens que geralmente ficam com tom dourado,  é um horário espetácular para registrar lindas imagens.

2 Qual o tipo de Lente levar?

 Isso vai depender do tipo de foto que você querer fazer, quanto mais grande angular for a lente, menor o sol e as nuvens ficarão na foto. Mas se o assunto principal for o pôr do sol por si só, eu indicaria uma lente com zoom, até uma 70-200. Já se a foto inclui objetos no primeiro plano, silhuetas ou outros detalhes da paisagem a melhor opção é uma grande-angular. Toda via não precisa você levar o muitas lentes vá experimentando.
2.1 O tripé
O tripé é essencial para conseguir uma imagem nítida e profissional. Além de tudo o tripé ajuda na hora de capturar a foto, com o tripé você pode achar um local legal, enquadrar a imagem e esperar o momento certo sem ter que se preocupar em usar uma velocidade alta de disparo para evitar tremores. Um bom flash para iluminar o primeiro plano também funciona as vezes  (apesar de existir softwere editore avançado que resolva isso).
3.Qual é a melhor configuração?
O mais importante é chegar cedo, caso não tenha familiaridade com as configurações da sua câmera, chegar cedo é mais importante ainda. Durante o pôr do sol tudo acontece rápido e não é o momento ideal para aprender. Com isso dito, comece a experimentar com diferentes tempos de exposição, o objetivo é não deixar grandes partes do céu “estourado”, todo branco ou muito escuro. Deixe o ISO o mais baixo possível, as partes escuras em fotos deste tipo podem ficar muito granuladas com o ISO alto, principalmente se você está planejando em processar a imagem depois.
Configure o Balanço de Bracos (White Balance), normalmente deixar em automático resolve, mas como estaremos trabalhando com cores fortes, a sua câmera pode tentar compensar as cores, e a foto pode ficar estranha. Novamente, experimente deixar nas opções Luz do Sol ou Sombra (Daylight or Shade), mas como toda câmera é diferente tente as outras opções até encontra a ideal.
4 Qual é o momento certo?
Tenha paciência, não fique indo pra lá e pra cá procurando a melhor luz. Durante o pôr do sol as coisas acontecem rápido e se você não se concentrar pode acabar perdendo o momento perfeito.  Tente entrar em contato com a beleza do pôr do Sol, se encante, tire várias fotos com os diferentes tipos de luz e vá ajustando a câmera. E um detalhe quando o sol some no horizonte o céu se destaca mais, muitas vezes esse é o momento quando as nuvens ficam mais laranjadas e com a luz mais bonita " Uma verdadeira Aurora".
Bom gente esses são apenas algumas Dicas bem básica para se registrar imagens nesse horário tão bonito que é o pôr do sol eu mesmo ja tirei muitas fotos do final da tarde, muito lindo vale apena, Alias a foto acima do post foi eu que tirei com uma câmera digital compacta.