Empresa cria lente para proporcionar zoom óptico em câmeras de smartphones

smartphones e tablets disponíveis no mercado não contam com câmeras capazes de oferecer zoom óptico real, o que significa que qualquer tentativa de zoom resulta em distorções e inevitável perda de qualidade.
 
O problema é uma questão física, já que as câmeras desses aparelhos são extremamente finas e compactas, não havendo espaço para lentes que permitam obter um efeito óptico real.
Alguns dispositivos de nicho, como o Samsung K Zoom, por exemplo, possuem câmeras de “verdade”, mas o tamanho e peso elevado desses gadgets geralmente não agradam o público no geral – que quase nunca precisa, de fato, dos recursos avançados presentes nessas câmeras.

Pensando em resolver esse problema, uma startup chamada DynaOptics diz ter desenvolvido uma lente com zoom óptico que seria tão pequena que poderia ser utilizada em smartphones comuns. Dessa maneira, seria possível obter um zoom real sem perda de qualidade em um gadget leve e fino.
A façanha, segundo o site oficial da startup, é conseguida por meio de duas lentes que realizam movimentos na escala micro (0,001 milímetros) para ajustar as imagens e assim conseguir o efeito desejado.

Ainda não há informações concretas sobre a capacidade real da lente ou sobre possíveis parcerias da empresa com grandes fabricantes de smartphones, mas não seria improvável que surgisse algum dispositivo utilizando a tecnologia em algum momento de 2015.



Fonte temundo